29 setembro, 2008

If only it would last...

Hoje foi um dia bom para o mundo. O congresso dos Estados Unidos se recusou por 228 votos a 205 a inventar 700 bilhões de dólares para pagar os prejuízos de quem apostou que o governo salvaria a todos quando o castelo de cartas do mercado imobiliário americano desmoronasse.

Onde mais nesse mundo moderno existe oposição real à intervenção governamental na economia? Ambos os partidos americanos estavam defendendo a medida - ela falhou porque muitos representantes a reconheceram como errada. A maioria deles do partido do próprio governo, e isso às vésperas da eleição presidencial.

Alguns pontos importantes sobre a atual crise:
  • Quem criou a podridão no mercado imobiliário foi o governo, através de programas sociais de habitação e de leis obrigando os bancos a emprestar para gente que tinha risco de não poder pagar;
  • A solução proposta é literalmente imprimir dinheiro para pagar as dívidas de quem foi irresponsável. Criar estes 700 bilhões do nada significa inflação. Na prática significa fazer os inocentes pagar pelos erros dos culpados.
A pena é que esta barreira à continuidade da irresponsabilidade governamental dificilmente vai durar no longo prazo. Pena porque o caminho mais direto para sair desta crise é simplesmente deixar falir e liquidar as instituições que apostaram que o governo as salvaria se corressem riscos extraordinários.