22 junho, 2006

Sobre "O Capitalista"

O Capitalista é um site dedicado ao pensamento racional sobre filosofia, ética, política e economia. Aqui serão publicados artigos sobre estes temas, sempre abordando cada assunto de maneira clara e objetiva.

Após décadas de desprezo pelo pensamento, a filosofia é vista como perda de tempo, a ética como um ideal inatingível, a política como sinônimo de imoralidade, a economia como uma guerra. Este é o resultado inevitável da rejeição da mente humana. Em O Capitalista você encontrará filosofia que você é capaz de entender, encontrará ética que lhe permitirá saber o que é certo e o que é errado – e que você é capaz de seguir, encontrará política justa e honesta, encontrará explicação e soluções para a economia.

A filosofia é o estudo do que existe e de como obter conhecimento sobre o que existe, a ética é a regra pela qual tomamos nossas decisões individuais – todas elas, a política é a maneira de construir uma sociedade moral, a economia é nada menos que a maneira como sobrevivemos neste mundo. Filosofia, ética, política e economia racionais permitem entender os fatos e julgar as pessoas, O Capitalista trás análises de notícias e fatos atuais.

O Capitalista não se limita apenas a dizer o que está errado com o Brasil, diz porque está errado e o que é preciso para corrigi-lo. Já adianto a solução: precisamos de mais pessoas que entendem o mundo em que vivem. Você pode ser uma delas.

Pedro Carleial, o Capitalista